SIGNIFICADO E IMPORTÂNCIA DAS CORES NA COMUNICAÇÃO

1 Outubro 2019

A maioria das pessoas não se apercebe, mas as cores exercem uma grande influência nas nossas decisões de compra e opiniões enquanto clientes. Podem ser usadas de acordo com a finalidade de um negócio ou de uma iniciativa pessoal. Mas, vejamos mais de perto esse mundo da psicologia das cores e como elas nos podem influenciar.

Afinal, qual é o significado de cada cor?

Amarelo

Representa a alegria, otimismo, felicidade, gratidão, assim como raiva e inveja. É uma cor muito associada ao sol e verão.

É considerada a cor da irritação por causa de uma substância que deixa a nossa pele amarela quando estamos com muita raiva. Porém é considerada também a cor da iluminação e do entendimento.

Muitas placas de trânsito possuem a impressão preta sobre o fundo amarelo para propiciar um melhor efeito visual à distância.

Azul

O azul faz o corpo produzir substâncias químicas calmantes, por isso é muito comum o seu uso em quartos e hospitais.

Está associada à confiança, calma, frio, divindade, eternidade e tecnologia.

É comum perceber o azul em logos de empresas de tecnologia, em redes sociais, em empresas de limpeza, higiene e água.

Rosa

Embora seja uma cor muito utilizada em ambientes infantis, o rosa na psicologia das cores, representa romantismo, delicadeza, gentileza, inocência e flores.

É muito usada para representar culturalmente o universo feminino. Vários sites e ambientes utilizam o rosa para chamar atenção das mulheres, como salões de beleza, lojas de roupa, clínicas estéticas, entre outros.

Laranja

É uma cor ligada a ambientes amigáveis, divertidos e que estimulam a comunicação e o apetite.

O laranja representa principalmente alegria, juventude, entusiasmo, criatividade, diversão e recreação.

Verde

O verde está associado à natureza, ecologia, frescura e tranquilidade. Por isso, é muito utilizado nos logos de empresas ligadas ao meio ambiente.

Esta cor também simboliza a esperança, a saúde, a vida e o dinheiro. É também utilizada em hospitais, pois representa saúde e vida além de acalmar os pacientes.

Vermelho 

É a cor do fogo, perigo, sangue, força, vigor, aventura, ação, amor, excitação e paixão. O vermelho estimula a frequência cardíaca, a respiração e o apetite. 

É uma cor muito utilizada em marcas que sugerem aventura e ação, em empresas alimentares, e em sites românticas.

Por ser a cor do fogo e do perigo, a maioria das sinalizações de perigo tem fundo vermelho.

Violeta

O violeta é uma cor que significa sofisticação, poder, vaidade, luxúria, sensualidade e esoterismo.

É uma cor muito utilizada em produtos e embalagens de beleza para simbolizar o luxo, o poder e a vaidade. 

Podemos perceber que a cor violeta é muito utilizada em ambientes esotéricos, seja físicos ou virtuais.

Preto

É uma cor que, ao mesmo tempo, simboliza o luto, a maldade e a tristeza, mas pode também simbolizar a formalidade, elegância, autoridade e a sofisticação.

A maioria das roupas sociais, tanto femininas como masculinas, são pretas, além disso, muitas marcas usam o preto para sugerir elegância e sofisticação dos seus produtos.

Branco

É a cor do bem, da pureza, simplicidade, paz, limpeza, sofisticação e minimalismo.

Está associada ao divino, por isso a roupa dos padres e até do papa é, na maioria, de cor branca.

É um grande símbolo de tradição as noivas usarem o vestido branco no casamento.

Dependendo do uso, pode representar sofisticação e fineza, mas é comummente usado em combinação com o azul para produtos e marcas de limpeza e higiene.

Castanho

É a cor da terra, da riqueza, do cacau, do café e da natureza.

O castanho transmite um sentimento de aconchego e lar. É normalmente usada em lojas de chocolate e café.

Cinza

Representa a neutralidade e a indiferença, pois não gera sentimentos. A cor cinza é muito associada a tempestades, adversidades e até a depressão.

O cinza é uma boa base para outras cores, pois não atrai a atenção para si, permitindo que as outras cores ganhem destaque.É também considerada a cor da velhice por causa dos cabelos grisalhos.


Voltar para Notícias
acdprint